Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus.
É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.
(Filipenses 3.12,13 NTLH)
Steve Jobs afirmou “A jornada é a recompensa!” (The journey is the reward).
O que encanta e conta é a beleza do caminho. De nada vale caminhar sem perceber a jornada.
Suas dificuldades e empecilhos nos tornarão mais fortes e sábios. Suas alegrias serão grande fonte de ânimo e encorajamento.
Empoderados pela experiência será maravilhoso olhar e dizer: Cheguei até aqui! Melhor ainda quando o coração, alegre e grato, expressa: Até aqui me ajudou o Senhor!
A chegada não é a jornada, é apenas resultado dela. E na chegada a coroação, o prêmio e a inigualável sensação de que “valeu a pena”.
O apóstolo Paulo dá uma direção quando diz ser ainda imperfeito, não tendo conseguido tudo, corre para o prêmio. Ele o faz determinado, desapegado, esquecendo o que fica para trás.
A jornada é de aprendizado, dores muitas vezes, de paradas à beira do caminho para uma água e repor energias, alegrias e pequenas conquistas mas, tocando em frente, prossegue-se para o alvo.
As barreiras não são para fazer parar, a recompensa não são as pequenas conquistas o alvo está lá na frente, prossiga para ele para o prêmio. “Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. [...] Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora.” (Fp 3.14,16).
Esse prêmio é uma nova vida ao ressuscitarmos da morte para a vida, como Ele, Jesus (Fp 3.11).
Vai valer a pena, toque em frente!
Pr Carlos R. Silva