Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1Ts 5.18)
Ao final de mais um ano, agradecemos. Está na palavra “obrigado”. É reconhecimento. Ficamos obrigados a fazê-lo, aos que nos ajudaram a chegar e, em especial, a Deus por seu favor e presença constantes. Diante da sua grandeza e misericórdia não resta outra atitude.
“Deem graças em tudo” é o que temos aprendido. Começa-se por obedecer à ordem, não é um pedido. O contrário seriam ingratidão, murmuração e reclamação. Coisas que nos tornariam amargos e afastariam de nós os outros e nós de Deus.
Nosso coração deve ser levado a agradecer, por isso a ordem do apóstolo Paulo. Somos inclinados ao conforto, ao esquecimento, à incredulidade e à indiferença. Por isso a ordem. Certa vez, Jesus curou dez leprosos, mas só um voltou para agradecer. Este é o coração humano. Tristemente, hoje, os que voltam poderiam ser menos do que os 10% lá da Judeia.
Agradecer em tudo. o tempo todo, em toda e qualquer situação, agradável ou não, não é fácil. Não é que Deus seja cruel. Ele nem quer que se agradeça por coisas ruins como a dor, o desemprego e pandemia. Mas a gratidão que ele pede é porque, não importa o que aconteça, ele estará conosco cuidando, suprindo e confortando. "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hb 13.5), foi isso que Deus prometeu. “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20) são palavras de Jesus.
Não se agradece pelo espinho na carne (2Co 12.7) mas pelo fato de que a graça de Deus é bálsamo na dor e no sofrimento. E isso ajuda a suportar com paciência e humildade. A vontade de Deus é que sejamos agradecidos porque ele está conosco no vale, na situação ruim e ele vai usar tudo isso para nosso ensino, construção e para a glória dele.
Não teria sentido agradecer pela luta e pedir para ser livre dela em seguida. Pode-se pedir livramento e libertação sim, porém a gratidão é porque Deus está conosco nos ajudando a suportar, passar e livrando-nos, se ele quiser.
Para dar graças o tempo todo é preciso crer que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28). Sem essa convicção sobre Deus e a sua vontade será impossível obedecer essa ordem e a dúvida sempre vencerá.
Dar graças, sabendo que é isso que Deus quer, reorienta nossa visão. É preciso falar ao coração dolorido, ao teimoso e ao que está feliz: “Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!” (Sl 103.1).
E mais: sabendo que ele quer isso em Cristo, isto é, por meio de Cristo, as palavras de Jesus são um norte e um decreto: “sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (Jo 15.5). Então, para permanecer, ser fiel e ser grato é preciso estar em Jesus!
Assim: graças a Deus pelo ano de 2020! Nunca mais seremos os mesmos.
Referências
Bíblia de Estudo NVI. Ed Vida
NICODEMUS, Augustus. Mensagem de Ano Novo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YwxoD7vDDz8. Acesso em 31/12/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário